As tradições enfadonhas que Diana despreza pesam o tempo todo no ar e voltam violentamente contra si. O seu desejo por não estar presente ali é latente. O fantasma de Ana Bolena, a rainha decapitada, em um paralelo muito assertivo do roteiro, parece observá-la.
Diana está em colapso.
Um ótimo desempenho de Kristen que absorve com delicadeza e em gestos sutis, silenciosos, a infelicidade de uma vida tumultuada, excessivamente pública, de uma mulher atormentada por flashes a cada passo em púbico e pela frieza e tradição na sua intimidade. Um desafio enorme para uma atriz absorver uma figura ainda tão vívida no imaginário coletivo como foi e é Diana porque as comparações são inevitáveis.
Impossível não fazer um paralelo com o trabalho anterior de Larrain, ‘Jackie’, de 2016, em que Natalie Portman dá vida à primeira-dama dos Estados Unidos nos momentos que envolvem o assassinato e o pós-trauma da viúva do presidente americano, John F. Kennedy.
O diretor se fascina e parece compreender bem os agouros em torno de figuras politicamente centrais no poder, no auge da exposição, da força e da vulnerabilidade.
A Moda
Quem assina o figurino é a vencedora do Oscar, Jacqueline Durran, que apostou numa série de peças em parceria com a Chanel, marca que tem Stewart como uma das embaixadoras desde 2013. Ironicamente, fala-se que Diana possuía aversão a logomarca da Chanel, por lembrá-la recorrentemente da inicial de Camilla Paker.
Se é lenda ou não, jamais saberemos. 
Uma pequena demonstração da opulência do figurino já havia sido demonstrada através de um dos primeiros cartazes oficiais do filme em que Diana aparece de costas, às lagrimas, com detalhes de um fascinante vestido bordado.
Existem também referências da figurinista em peças originais dos designers David e Elizabeth Emanuel, os responsáveis pelo vestido de noiva ornamental da princesa, e que recentemente travaram na justiça os direitos pelo leilão dos croquis desenhados para ela.
O trabalho de caracterização de Stewart merece destaque e é sem dúvida um dos trunfos do longa que acentua com precisão cirúrgica a atuação da atriz. A peruca utilizada no filme foi avaliada em US$ 6.000,00 dólares e precisou ser tonalizada inúmeras vezes como revelou Wakana Yoshihara, a cabeleireira e maquiadora que assina o visual.
Os excessos estão em todos os detalhes da direção de arte, nos objetos, locações e na cenografia que naturalmente envolve a realeza britânica e os ambientes que os circulam.
Apesar do luxo, estima-se que ‘Spencer’ custou aproximadamente US$ 18 milhões – um bom orçamento para um filme independente, é verdade – mas ainda assim contado de maneira simples, sensível, sem jamais desrespeitar ou se perder do lado humano de uma das figuras mais famosas da história.
As collabs entre luxo e sportswear estão ficando caras demais?

Desembarca nas lojas da Miu Miu no Brasil esta semana o aguardado tênis da colaboração com a New Balance. O modelo 574 foi revelado no ‘mais falado’ desfile da marca em tempos. Quem não viu uma daquelas imagens da cintura ultra baixa, barriga de fora e comprimentos ultra curtos que Miuccia Prada aposta que virarão febre mundial?
Lançado em 3 cores (azul Royal, branco e bege), o modelo fabricado na Itália é em sarja e tem as bordas dos recortes desfiadas. Custando lá fora 695 dólares, algo em torno de 3.800 reais). O preço assustou os maiores colecionadores de sneakers, principalmente se comparado com o preço do 574 padrão nas lojas da New Balance que custam 7 vezes menos.
Na semana anterior, noticiamos por aqui que o tênis Lous Vuitton X Nike Air Force 1 atingiu o astronômico lance de 65 mil dólares num leilão da Sotheby’s.
Esses dois exemplos recentes apontam para um novo patamar de preços de collabs entre gigantes do luxo e do sportswear nunca antes visto. E o que era uma forma de mais pessoas terem acesso a produtos dessas labels, parece se tornar algo cada dia mais distante para muitos, mesmo para quem já está acostumado a comprar tênis raros e caros.

As collabs entre luxo e sportswear estão ficando caras demais? // Notícias // FFW (uol.com.br)
Anitta é a nova estrela de chinelo da Arezzo // Notícias // FFW (uol.com.br)
EM 'SPENCER', MODA AJUDA A CONTAR A HISTÓRIA EMOCIONAL DA PRINCESA DIANA // Cultura // FFW (uol.com.br)
Nike lança collab com Rayssa Leal, a fadinha do skate // Notícias // FFW (uol.com.br)
Lances para o tênis Louis Vuitton x Nike Air Force 1 de Virgil Abloh atingem 65 mil dólares