Slide

PUBLICIDADE 728X90


Ontem, 28.11, a moda contemporânea perdeu um de seus grandes inovadores. Foi anunciado o falecimento de Virgil Abloh (41 anos), após uma longa batalha com um raro tipo de câncer. Batalha esta que o designer optou por manter em segredo da mídia, e seu falecimento veio como uma grande surpresa para toda a indústria da moda.

Fundador de Off-White e diretor criativo da Louis Vuitton (um dos únicos negros à frente de uma casa de luxo ao lado de Olivier Rousteing), o impacto de Virgil também não pode ser mensurado apenas pelas suas criações. Apesar de um  notório diretor criativo, que revolucionou o streetwear e a forma como o segmento é visto dentro da moda, o maior impacto de Virgil Abloh foi na cultura.

O streetwear, para o designer, é sobre cultura, muito mais do que roupas. Talvez por isso, ele tenha impactado tantas pessoas e levado a sua moda para lugares antes não vistos. Seu trabalho sempre colocou a cultura preta em primeiro lugar. Virgil levou o hip-hop e o rap para o topo do mercado de luxo. À época, ele fez o impossível para um designer negro e fez tantos outros sentirem que também poderiam fazer o mesmo.

Ainda neste ano, antes de seu falecimento, Virgil Abloh apresentou talvez uma de suas mais simbólicas apresentações e coleções pela Louis Vuitton. O filme do Inverno 22 com o poeta Saul Williams, é inspirado na obra Stranger In The Village, escrita por James Baldwin em 1953. A obra conta a história de um homem negro, o próprio autor, em um pequeno vilarejo na Suíça, onde nunca antes haviam visto uma pessoa negra.

O paralelo parece similar demais para ser uma coincidência. Apesar de não ser o primeiro negro nos círculos da moda de luxo, de alguma forma, Abloh, um imigrante afro-americano de origem ganesa, também era o estranho no vilarejo da moda. Mas o designer não se acovardou em nenhum momento e constantemente reivindicava o papel da cultura negra mesmo nos círculos do luxo, deixando um legado cultural histórico na moda contemporânea.

Por isso, relembramos hoje a trajetória do designer que, terminada cedo demais, é repleta de momentos históricos e marcantes.

1980 Filho de imigrantes ganenses, Virgil Abloh, nasce em 30 de setembro de 1980, em Rockford,  nos arredores de Chicago, nos Estados Unidos.

2002 Virgil se forma em engenharia civil pela Universidade de Wisconsin-Madison. Quatro anos depois (2006), ele se torna mestre em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois.

2009 A carreira de Virgil Abloh na moda se inicia, com um trainee de seis meses na Fendi, em Roma, ao lado de Kanye West, que viria a se tornar seu mentor e grande amigo.

2011 Abloh assume o título de diretor criativo da Donda, agência criativa de Kanye. Seu primeiro grande projeto foi a direção de arte do álbum Watch The Throne, de Kanye e Jay-Z.

2012 Ele cria a Pyrex Vision, sua primeira compra. Virgil comprava peças básicas da Champion e estoque morto da Ralph Lauren por preços baixos e estampava Pyrex 23, em homenagem a Michael Jordan.

Pyrex Vision | Reprodução
CAMISA DA PYREX VISION | REPRODUÇÃO

2013 Virgil Abloh dá um grande passo na sua carreira e funda a Off-White, sua fgrife de streetwear de luxo baseada em Milão, em sociedade com o grupo New Guards. As listras em diagonal e aspas se tornaram assinaturas da marca e do trabalho do estilista.

Bolsa Off-White com as clássicas assinaturas de Abloh | Reprodução
BOLSA OFF-WHITE COM AS CLÁSSICAS ASSINATURAS DE ABLOH | REPRODUÇÃO

2015 A Off-White estreia na Semana de Moda de Paris com um desfile em uma pequena galeria de arte. No mesmo ano, a marca é finalista do Prêmio LVMH de novos designers.


2017 Virgil Abloh lança The Ten, collab com a Nike onde recria dez modelos icônicos da marca, cada um adornado com o característico lacre de segurança da Off-White, em vermelho. A coleção é um sucesso absoluto de vendas e ganha novas versões e lançamentos.

Nike X Off-White The Ten
NIKE X OFF-WHITE THE TEN

2017 No mesmo ano, Virgil Abloh participa virtualmente do evento Iguatemi Talks. Na ocasião, o designer dá uma entrevista exclusiva ao FFW, meses antes anunciar o maior passo de sua carreira.

Sou um lembrete de que a indústria da moda não é um espaço impossível de se ocupar” VIRGIL ABLOH

2018 O estilista é nomeado diretor artístico do masculino da Louis Vuitton, se tornando o primeiro negro a ser contratado no cargo tanto pela maison quanto pelo LVMH. O primeiro desfile de Virgil à frente da grife acontece em junho, no Palais-Royal, na Semana de Moda Masculina de Paris. A passarela, nas cores do arco-íris, teve nomes como Playboi Carti, Dev Hynes, Kid Cudi, Naomi Campbell, Kim Kardashian, Kanye West e Rihanna. Foi um desfile histórico que cravou o o papel importantíssimo de Virgil Abloh em levar a cultura preta para o trono do luxo.

Virgil Abloh abraça Kanye West, seu mentor, em sua estreia na Louis Vuitton
VIRGIL ABLOH ABRAÇA KANYE WEST, SEU MENTOR, EM SUA ESTREIA NA LOUIS VUITTON

2019 Abloh lança uma coleção de objetos de casa com a Ikea. No mesmo ano, realiza a exposição Figures of Speech, no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, em celebração a toda sua carreira, da arquitetura à moda. É a primeira exposição individual de Virgil, que incluía moda, arte e música, o destacando como um artista multidisciplinar.

2019 No mesmo ano, a rotina atarefada de Virgil Abloh começa a ter um impacto em sua saúde e ele tira uma licença média de três meses, pulando a temporada de desfiles. Virgil é diagnosticado com um raro câncer em 2019, que o designer mantem em segredo até o seu falecimento.

2019 I Support Young Black Businesses: Virgil Abloh lança o fundo Virgil Abloh “Post-Modern” para financiar bolsas de estudos para jovens negros, em parceria com o Fashion Scholarship Fund, maior organização de educação e desenvolvimento voltada para a moda nos EUA. Logo de cara o designer levanta 1 milhão de dólares para apoiar novos negócios de jovens pretos.



2021 A moda perde um de seus grandes nomes com a morte de Virgil aos 41 anos. O designer sofria de uma forma agressiva e rara de câncer, um angiossarcoma no coração, diagnosticado em 2019.

virgil-ablohs-custom-blacked-out-patek-gq

  Beijos no Coração ❤

 Editora, Jornalista e Colunista de Moda Noeli de Carvalho e Silva

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *