Slide

PUBLICIDADE 728X90

 

Conhecido pelos quatro cantos do mundo, não há dúvidas de que o Chanel N° 5 é a fragrância mais famosa e desejada no universo dos perfumes. Indo muito além de sua verdadeira função, sua criação foi um marco na história por inúmeros motivos e hoje, em comemoração aos seus 100 anos, a série Inside Chanel o homenageia com um novo episódio.  


1616103272980627 02 ic32 n5 100ans carre 2 hd

 "O que você usa para dormir?", "cinco gotas de Chanel Nº5", confidenciou Marilyn Monroe. Criado há um século, este perfume que "cheira a mulher" goza de uma juventude eterna, sendo ainda um dos mais vendidos do mundo. Em 1921, a estilista francesa Gabrielle Chanel empreendeu uma nova revolução para além do guarda-roupa feminino, com o lançamento desta fragrância, contida em um frasco geométrico com rótulo simples em preto e branco. O perfume foi lançado no dia 5 de maio de 1921.


 Entre celebridades e fama, o N ° 5 jogou hábitos e convenções ao vento e causou uma revolução incomparável. Um ano antes de sua criação, Gabrielle Chanel já havia mudado a visão das pessoas sobre a moda, sugerindo novas ideias e seu primeiro perfume não poderia ser diferente. Seguindo a consistência de seus designs inovadores, a fragrância foi revolucionária não apenas em sua composição, como também na história: o primeiro perfume imaginado por uma mulher para mulher.

 Seja Marilyn Monroe transformando-o em um mito ao confessar que ela usava apenas algumas gotas na cama, ou Andy Warhol imprimindo-o como um ícone da pop art, com o tempo, o N ° 5 adquiriu o status de um fenômeno cultural global. Primeiro perfume a ser anunciado na TV, inspirou alguns dos maiores mestres da imagem - Helmut Newton, Irving Penn, Ridley Scott, Jean-Paul Goude ou Baz Luhrmann, para citar alguns - e se tornou um símbolo visual que nunca perdeu o contato com a cena criativa contemporânea. Mantendo-o vivo através dos anos, suas maiores musas: Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Carole Bouquet, Nicole Kidman e Marion Cotillard. 

 Seja Marilyn Monroe transformando-o em um mito ao confessar que ela usava apenas alguma s gotas na cama, ou Andy Warhol imprimindo-o como um ícone da pop art, com o tempo, o N ° 5 adquiriu o status de um fenômeno cultural global. Primeiro perfume a ser anunciado na TV, inspirou alguns dos maiores mestres da imagem - Helmut Newton, Irving Penn, Ridley Scott, Jean-Paul Goude ou Baz Luhrmann, para citar alguns - e se tornou um símbolo visual que nunca perdeu o contato com a cena criativa contemporânea. Mantendo-o vivo através dos anos, suas maiores musas: Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Carole Bouquet, Nicole Kidman e Marion Cotillard. 
1616103290350434 05 ic32 n5 100ans carre 5 ld
 O Nº5 cheira a Chanel, identificável pelo seu aroma atípico devido à presença significativa de moléculas sintéticas, os aldeídos, que aportam frescura às notas florais e conferem-lhe o seu carácter "abstrato".  A simplicidade do frasco, pouco modificado ao longo das décadas, rompeu com as apresentações ostentosas da época.
1616103293325169 06 ic32 n5 100ans carre 6 hd
 "O seu nome, o seu aroma e as linhas radicais do frasco contribuíram para tornar este um ícone dos chamados anos loucos (na França). Com um simples número, alusivo à amostra escolhida (para fazer o perfume) Chanel rompeu com as tendências e entrou na abstração", avalia Julie Deydier, encarregada do patrimônio da empresa.  A estilista quis distinguir-se da tradição naturalista e floral do século XIX e conceber esta fragrância com o "cheiro de mulher", como um vestido de alta costura.  "Um perfume artificial, artificial como um vestido, isto é, manufaturado. Sou artesã de costura. Não quero rosas nem lírio do vale, quero um perfume composto".  O perfumista Ernest Beaux, responsável por esta missão, criou assim uma fragrância que não reproduz nenhum perfume existente na natureza.

Beijos no Coração 💖

Da Editora, Colunista e Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

Pesquisa e imagens Modelo e Designer de Moda Iana de Carvalho Silva

 Com informações do G1

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *