Slide

PUBLICIDADE 728X90

Um curso em parceria entre o FFW Aprender e o High Low podcast




Descrição

Entenda como grandes nomes da moda reinventaram a nossa forma de pensar e criar, rejeitando fórmulas preestabelecidas e construindo um caminho virtuoso de originalidade.

O processo criativo na moda muitas vezes é mal interpretado. Diante de tendências bilaterais, que transitam entre lucrativo e massificado ou original e não rentável, há uma gama de nuances autênticas que equilibram expectativas individuais e coletivas. Em um momento onde o pensamento desviante é festejado pelo marketing e pelas redes sociais, nunca foi tão difícil escapar das armadilhas dos discursos padronizados. O processo criativo gera trabalhos únicos, rejeita manuais e passo-a-passos. O curso mostra que é possível entender – pela experiência de outros, em outros contextos – como construir um caminho próprio.

Inscreva-se já

Objetivo

– aprofundar o conhecimento em torno da diversidade de processos criativos na moda

– adquirir novas perspectivas para desbloquear a criatividade

– enriquecer o repertório de referências

– expandir o networking

Programa

Encontro # 1 (21 de janeiro): Isabel Junqueira vai explorar a noção de « ócio » e seus desafios em tempos de redes sociais. A ideia de parar, de não fazer nada, se torna cada dia mais difícil de realizar. A ansiedade da produção constante com objetivos claros e metas a serem realizadas acabam minando um passo importante do processo criativo. Trabalhar a meditação ativa é buscar a tranquilidade em movimentos que despertam insights inesperados. Fugindo da oferta frenética de informações das redes sociais, como podemos “ver” mais, “consumindo” menos?


Encontro # 2 (23 de janeiro): Olívia Merquior falará sobre o “processo” em si: o estúdio, o ateliê, a mão-na-massa e seus obstáculos. Vencer a página em branco parece simples mas, talvez, esse seja o momento mais desafiador do processo criativo. Junto com a concretização de uma ideia, o erro, o problema e a decepção são inevitáveis. Num mundo que oferece manuais e soluções em poucas etapas para tudo, como encarar o fazer artístico sem se equiparar com a hiper-racionalidade das novas tecnologias?


Encontro # 3 (28 de janeiro): Augusto Mariotti trará os momentos da “entrega”, nos quais a criação se depara com o público, a crítica, o enfrentamento fora da proteção de seu criador. O processo criativo é uma experiência de gestação onde não temos total controle sobre o momento do nascimento. Deixar nascer, tirar de si e entregar ao mundo é se abrir para o olhar do outro, à crítica e à insegurança do mundo externo. Saber agenciar expectativas e abrir espaço para o trabalho crescer além de você é um exercício que merece ser praticado constantemente.


Encontro # 4 (30 de janeiro): Troca coletiva de processos em grupo. Nesse último encontro convidamos os participantes para apresentarem seus trabalhos e compartilharem insights sobre desafios e soluções em seus próprios processos. Nessa dinâmica, o grupo contribuirá para uma nova percepção dos processos individuais.


Para quem é indicado

Estudantes e profissionais do segmento da moda. Jornalistas, estilistas, empresários ou simplesmente para quem ama moda e gostaria de ampliar seu repertório no assunto.


Certificado Digital

No final do curso, os alunos recebem um certificado digital

Aulas Gravadas

As aulas transmitidas pelo zoom ficarão disponíveis por 48 horas após o curso.

Sobre os facilitadores

Augusto Mariotti é fundador e diretor criativo do site e plataforma FFW. Também atua com comunicação, branding, produção e estratégia de conteúdo digital, consultoria e produção de eventos tendo realizado diversos projetos para clientes nacionais e internacionais entre elas São Paulo Fashion Week, Melissa, Cecilia Prado, Miu Miu, Sebrae, Arezzo entre outros. Hoje se divide seu tempo entre o Brasil e a Europa.

Isabel Junqueira é jornalista e criadora de conteúdo especializada em moda e cultura, formada em comunicação social (PUC-Rio) e história da arte (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). Radicada em Paris há mais de uma década, colabora com diversos veículos (Casa Vogue, piauí, Folha de SP, Veja Luxo, Madame Figaro, Air France Madame, Rika) cobrindo os acontecimentos e encontrando as figuras mais interessantes do universo criativo parisiense. Correspondente da Vogue Brasil desde 2010, entrevista grandes nomes da moda como Alber Elbaz, Jean-Paul Gaultier, Natacha Ramsey-Levy, Anthony Vaccarello, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, Angela Missoni, Laudomia Pucci, Silvia Fendi, Peter Lindbergh, Delphine Arnault e Alexandre de Betak. Apresenta junto com Olivia Merquior o podcast High Low.


Olivia Merquior é diretora da agência Dacri Deviati, coordenadora de moda do Première Vision Paris na America Latina e responsável pelo desenvolvimentos das marcas do projeto TOP 5 Sebrae e Projeto Estufa na SPFW. Realiza trabalhos de consultoria e mentoria criativa para empresas como Lenny Niemeyer, Cantão, Melissa, Grupo Soma, entre outros. No exterior desenvolveu projetos para TopShop e Louis Vuitton. É presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário desde 2017 e co-fundadora da primeira plataforma de desfiles com tecnologias imersivas, o BRIFW. Desde 2019 apresenta o High Low Podcast.


Como se inscrever

As vagas são limitas e o primeiro lote com preço especial já está disponível aqui


Ofereceremos 2 bolsas de estudo. Para se candidatar envie uma carta de intenção justificando situação e motivo de interesse no curso. A aplicação para bolsas deverá ser feita até dia 05.01 pelo email hi@highlowpodcast.com



Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *