Slide

PUBLICIDADE 728X90


Kamala Harris

Senadora, ex-procuradora-geral, advogada e agora, vice-presidente dos Estados Unidos da América. Estes são alguns atributos do currículo da californiana Kamala Harris, que concorreu às eleições dos Estados Unidos pela chapa do democrata Joe Biden. Ela chamou atenção por ser a primeira mulher negra e indiana-americana a se candidatar na chapa presidencial por um grande partido nos EUA, tornando-se um exemplo de representatividade. Quando o assunto é moda, Kamala tem um estilo simples, mas guarda alguns detalhes marcantes em suas escolhas de visual. Entre eles, seus calçados e joias favoritas.

Filha de pai jamaicano e mãe indiana, Kamala Harris nasceu na cidade de Oakland (CA) em 20 de outubro de 1964. Senadora pela Califórnia desde 2017, ela foi a primeira mulher a se tornar procuradora-geral pelo estado. Além disso, foi a segunda negra e a primeira mulher de origem indiana a ocupar uma cadeira no Senado dos EUA. Em 2019, ela chegou a disputar as primárias para concorrer à presidência pelo partido Democrata, mas desistiu. Em agosto deste ano, aceitou a indicação para ser candidata a vice-presidente na chapa de Joe Biden, que foi vice de Barack Obama.

Como se sabe, a moda também pode ser uma ferramenta de comunicação política. Normalmente, uma equipe cuida de cada passo que os candidatos dão, desde os discursos até a maquiagem e roupas. Quando se trata de uma mulher na política, a atenção do público nesse quesito é ainda maior, como explicou um especialista ao Huffpost. Em um momento como este, de pandemia, até o uso de máscaras em público faz uma comunicação não-verbal do alinhamento político dos candidatos.

Nesse quesito, a senadora e agora a vice-presidente consegue ser espontânea e ao mesmo tempo, comunicar seus ideais políticos. Para Joseph Rosenfeld, consultor de imagem entrevistado pelo portal norte-americano, “o visual de Kamala Harris passa uma mensagem estratégica e completa com seus terninhos neutros e escuros, que diz: ‘Eu sou amigável, acessível e prestativa e vou ouvir’. Mas também significa simultaneamente: ‘Eu sou difícil. Eu não tenho tempo a perder e precisamos fazer as coisas.’”

Kamala Harris
Mesmo com seu estilo simples e neutro, a advogada e política norte-americana comunica alguns detalhes importantes.

Kamala Harris
Ternos ajustados e discretos

Clássicos e bem ajustados: assim são os terninhos usados por Kamala. Quando usa o traje completo de alfaiataria, ela costuma combinar com scarpins e variar na cor das blusas, que são sempre neutras. Normalmente, seus ternos são pretos, azuis ou cinzas. Na maioria das vezes, ela veste o conjunto com calça, mas opta pela saia em determinadas ocasiões. Quando não está com sapatos pretos, aposta no bege ou off-white.

O encerramento da Convenção Nacional do Partido Democrata, em agosto, foi um dos exemplos em que ela apostou no terninho preto, combinado com uma blusa clara, sapatos e máscara pretos. 
No debate dos candidatos a vice-presidente, a democrata vestiu um visual preto monocromático, com calça.
Por outro lado, não é sempre que Kamala está a fim de usar a mesma cor da cabeça aos pés. Quando a situação pede mais informalidade, ela gosta de desmembrar as peças, combinando calças mais casuais com blazers de cores diferentes – ainda neutras – e estampas. Muitas vezes, aposta em skinny jeans.
Terninho monocromático preto para o debate entre candidatos a vice-presidente, com o atual vice de Trump, Mike Pence, no dia 7 de outubro.



Kamala Harris

Em junho, durante um momento de silêncio em homenagem a George Floyd e ao movimento Black Lives Matter, novamente o terninho monocromático e super ajustado.


Kamala Harris
Durante uma mesa-redonda na Filadélfia, em setembro, ela apostou na combinação clássica com uma camisa branca.


Kamala Harris
Conjunto monocromático, agora com saia, em julho, para o memorial de John Lewis, um ícone dos direitos civis e grande defensor do direito dos votos por afro-americanos.
Kamala Harris
Clique de outubro de 2019, no funeral de Elijah Cummings, Kamala também usou uma max bolsa preta. 
Kamala Harris

Mesmo quando opta por outras cores, elas costumam ser neutras. Este clique é um compromisso em agosto de 2020. O terno combina com o de Joe Biden (esquerda), representando a cor do Partido Democrata. Aqui, os sapatos são off-white, um tom de branco puxado para o bege e o cinza.


Kamala Harris
Terninho bordô na terceira noite da Convenção Nacional do Partido Democrata, em agosto.


Kamala Harris
Visual trabalhado no bege para um bate-papo com líderes afro-americanos durante uma parada da campanha na Florida Memorial University, em setembro. As sandálias dão um tom mais casual ao look.


Kamala Harris
Outro compromisso de setembro, desta vez com um conjunto cinza e acessórios em prata e dourado bem minimalistas. 


Kamala Harris
Kamala entre Karine Jean-Pierre e Stephanie Valencia no palco do Fórum MoveOn Big Ideas, em junho de 2019. Terninho marrom , colar de pérolas, com sapatos claros.
Kamala Harris
Converse All Star

O fascínio pelos tênis Chuck Taylor All Star, da Converse, é um dos detalhes mais comentados do visual da senadora. Em 2018, Kamala falou ao The Cut sobre sua paixão por esses calçados. “Tenho uma coleção inteira de Chuck Taylors: um par de couro preto, um par branco, tenho o tipo que não amarra, o tipo que amarra, o tipo que uso no tempo quente, o tipo que visto no frio, e o tipo de plataforma para quando estou vestindo um terninho”, comentou.

Os sneakers trazem um toque de casualidade, além de conversarem diretamente com o público. Um vídeo da senadora desembarcando em sua primeira viagem oficial como candidata, calçando seus icônicos All Stars de cano baixo na cor preta, atingiu mais de 5,6 milhões de visualizações no Twitter. “Seu amor por esta marca americana icônica e acessível é ousado, mas acessível, e os tênis aumentam seu fator de simpatia durante um momento realmente desafiador”, disse a estilista política Lauren Rothman à Elle.com.

Na opinião da analista política da CNN Hilary Rosen, os calçados favoritos da senadora são capazes de mudar o código de vestimenta das mulheres na política. Para ela, a autenticidade de Kamala prova que ela não refez a própria imagem para a candidatura, como ocorreu com Donald Trump. “Ela está confiante e confortável em sua própria pele e não precisa seguir nenhuma convenção sobre o que as candidatas do sexo feminino devem vestir e fazer”, analisou.

Kamala Harris
Um par de All Stars brancos de cano baixo durante a campanha presidencial de Kamala nas primárias, em agosto de 2019. Repare como ela desmembrou o blazer do terninho em um visual mais casual e simples.

 Kamala Harris
Aqui, ela se prepara para embarcar no Aeroporto Internacional de Orlando, em outubro de 2016. Agora uma combinação com calça preta preta combinando com o tênis, blusa branca e terninho verde.
Kamala Harris
Outro clique de agosto de 2019, em Storm Lake (Iowa), com uma combinação clássica e sem erro. Jeans claro, blusa branca combinando com ao tênis branco e o blazer azul marinho para contrastar. 
Kamala Harris
All Stars complementam o visual completamente  colorido e brilhante da jaqueta jeans,  durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Francisco, junho de 2019. A escolha do branco para acompanhar a jaqueta cheia de cores é inteligente.

.Kamala Harris
Mais All Star, em outubro de 2020, durante um evento da campanha à vice-presidência em Fort Worth, no Texas. Neste look também temos o jeans escuro e um blazer para finalizar o look moderno.

  Kamala Harris
Foto de junho de 2011, em Beverly Hills, no 5º Annual Kidstock Music and Arts Festival. Como se pode ver, o fascínio pelo calçado clássico da Converse não é de agora.

 Kamala Harris
Foto do dia 31 de outubro deste ano, registrada em Miami Gardens (Florida), depois de um discurso para a imprensa no Buccaneer Park. Desta vez ela escolheu usar um Converse  personalizado com " 2020" ano da eleição e alguns adesivos da campanha. 

  Kamala Harris
Brincos e colares de pérolas

Seja em colares ou brincos, a senadora e candidata está quase sempre usando uma joia de pérolas. Este detalhe a acompanha há décadas, assim como outras características marcantes de seu visual. Apesar de serem comuns nos looks de mulheres da política – a exemplo de Barbara Bush, Michelle Obama e Hillary Clinton –, as pérolas simbolizam algo mais profundo para Kamala Harris. Esse adorno é um dos símbolos da irmandade Alpha Kappa Alpha (AKA), da qual a senadora fez parte enquanto estava na universidade.

A fraternidade foi a primeira formada por mulheres negras universitárias, em 1908. Durante o processo de iniciação, novos participantes da AKA costumam receber um colar com 20 pérolas, em homenagem às 20 fundadoras da irmandade. Para Glenda Glover, presidente nacional da AKA, o colar simboliza solidariedade entre os membros, além de refinamento e sabedoria. “Treinamos moças para serem líderes e garantir que tenham sabedoria para liderar”, contou ela à Vanity Fair.

Uma das ocasiões em que Kamala usou o adorno foi em sua formatura em Ciência Política e Economia na Howard University, em 1986. Na primeira aparição pública com o companheiro de chapa, Joe Biden, ela também estava com a joia, assim como em várias outras ocasiões importantes. Em algumas, ela usa um colar com pérolas e correntes de ouro da designer Irene Neuwirth. Em outras, usa pérolas negras.


Kamala Harris
Às vezes, ela usa pérolas pretas com um pouco de brilho. 
Kamala Harris
Apesar de serem comuns no visual de mulheres da política, para Kamala Harris as pérolas têm um significado especial, pois remetem à irmandade da qual ela fez parte na universidade, Alpha Kappa Alpha.


Kamala Harris
Ela usa joias de pérolas quase sempre, há décadas.

 Kamala Harris
Registro de 2019, durante uma aparição no set de Un Nuevo Dia, no Telemundo Center (Miami), pérolas brancas com dourado para acompanhar o look.

 Kamala Harris
Vestidos pretos

Agora que você sabe como é o estilo mais formal de Kamala Harris para aparições políticas, o próximo passo é conhecer as escolhas da senadora norte-americana para eventos de gala e aparições em tapetes vermelhos. Quando opta por vestidos, eles variam entre modelos longos e o comprimento até a altura dos joelhos. Em um look usado no Glamour Women Of The Year Awards: Women Rise 2018, a política californiana usou um modelo com mangas amplas abaixo do cotovelo.

Se nos terninhos ela é mais discreta, nos vestidos, não dispensa uma boa dose de brilho, com modelos de lantejoulas e detalhes metálicos. A transparência também apareceu em dois visuais de Kamala, como na festa pós-Oscar da Vanity Fair, em 2015, e no 45º NAACP Image Awards, em 2014.

Vestido discreto, mas com informação de moda nas mangas bufantes. Este foi para o Glamour Women Of The Year Awards: Women Rise, em novembro de 2018


Kamala Harris
Vestido longo com flores pretas e detalhes metálicos para o 22º jantar anual Human Rights Campaign National, em setembro de 2018. O colar de pérolas não poderia ser deixado de fora.


Kamala Harris
Transparência na medida certa e brilho na festa pós-Oscar da Vanity Fair, em 2015.

  Kamala Harris
Kamala Harris e o marido, Douglas Emhoff, no jantar inaugural do Broad Museum, em 2015. Para este evento ela escolheu um vestido envelope com bastante brilho e para completar uma sandália de salto com várias cômeias.


Kamala Harris e Douglas Emhoff
Mais brilho neste vestido preto com pouca transparência, dando um toque suave e moderno ao vestido.
Kamala Harris
Ponto de Vista 
No nosso ponto de vista a ex-senadora Kamala Harris teve um postura dinâmica, engajada e empoderada na sua conquista a vice-presidência, do pais considerado o mais importante de todos, ao lado do candidato John Biden, que acabou conquistando graças a sua aliança, com esta grande mulher e vencer as eleições americanas de 2020, aos cargos de maior prestígio na Casa Branca. Ambos serão um trabalho insano, para corrigir os novos rumos do país, mas acreditamos que a vice-presidente Kamala Harris e o novo presidente dos Estados Unidos John Biden saberão muito bem, dar conta do recado. Desejamos antecipadamente muito sucesso a ambos.
Beijos no Coração 💖
 Editora, Colunista e Jornalista de Moda 
Noeli de Carvalho e Silva 

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *