Transportando-nos de volta no tempo, as estrelas de hoje e os maquiadores estão recorrendo aos looks de beleza ousados dos anos 60
O fascínio nostálgico dos anos 60 continua a exercer uma forte influência nas tendências de beleza de hoje, como é evidente nos looks de maquiagem artisticamente executados que remetem à era Mod (abreviatura de Modernismo que é uma subcultura que teve origem em Londres no final da década de 1950 e alcançou seu auge nos primeiros anos da década de 1960), como o delineador de olho de gato e cílios poderosos. Grandes estrelas atuais como Ariana Grande, Kaia Gerber e Lily-Rose Depp aproveitaram a maquiagem radical inspirada nos Mods.
Jane Birkin atriz e cantora inglesa foi e é uma grande referencia de beleza e estilo de cortes de cabelo. A franja repicada e os olhos com pálpebras marcantes fazem parte da composição do seu visual.

Priscilla Presley é uma das maiores referências de make ups marcantes e trabalhadas com grandes cílios tão altos quanto o volume do topete no cabelo.

Audrey Hepburn sempre foi o auge da beleza e tudo que Andrey vestia, cada cabelo e maquiagem se tornava moda entre as mulheres. Nessa make up temos bastante glitter, duplo delineador preto e um batom rosa claro nos lábios. O cabelo com coque e uma franja lateral fazem parte da construção do visual anos 50/60.

Twiggy como era conhecida pelo seu nome artístico, Lesley Lawson é uma modelo, atriz e cantora britânica. Foi considerada uma das primeiras supermodelos do mundo, sua imagem quase andrógina, macérrima, pequena, com cabelos loiros muito curtos e imensos olhos realçados com camadas de rímel e cílios postiços, a tornaram um ícone da moda e de estilo dos anos 60.

Sophia Loren mostra os detalhes das sobrancelhas marcantes e levantadas, como se fossem uma extinção dos cílios. O batom em tom de nude ajuda a equilibrar e dar mais atenção aos olhos pretos esfumados.

Diana Ross e seu personalidade forte na música e na moda sempre atraiu olhares de seus fãs admiradores. Nessa foto temos um modelo de cabelo nos ombros com um volume e pontas arredondas.
A maquiagem se contrasta com o delineador branco para abrir os olhar.

Semelhante aos anos turbulentos da década de 1960, os Millennials e a Geração Z continuam a lutar contra o status quo com autonomia individual. Sem medo de se levantar ou se destacar, os jovens estão usando a moda e a beleza para fazer uma declaração. Veja abaixo como eles usam essas ferramentas em nome da maquiagem:
Selena Gomez recentemente lançou a linha da maquiagem e tem usado o estilo retro para divulgação. O delineador preto com ponta esfumada é um toque retrô.

Lilly Collins que recentemente estreitou em 'Emily in Paris' e como sempre ela entra nos personagens e não ficou de fora da tendência retrô. Ela reinventou o look com topete alto colocando pequenas flores, combinando com a tiara branca, tornando o penteado bem romântico.

Margot Robbie atriz australiana arrasou nessa escolha de olho delineado com preto e para marcar o batom nude brilhante.

Anya Taylor-Joy atriz da personagem de "O Gambito da Rainha" tem uma personalidade fortíssima e os olhos com delineador nos cílios inferiores é o destaque da personagem com características dos anos 60.

Lily Rose em 2016 tornou-se um dos rostos da grife Chanel e a representante do novo Chanel Nº5, não poderia ficar de fora desta tendência e inovou trazendo linhas mais retas e juntas, sem o esfumado e com delineador a parte inferior dos olhos também para destacar o olhar.

Ariana Grande, a princesinha do Pop, sempre foi fã do estilo retrô, no seu último álbum tem trabalhado com looks nessa temática, anos 50/60. Com cílios bem longos e olhos esfumados, o destaque vai para o cabelo perfeitamente alinhado, com um topete digno de Hollywood e tiara preta.

Para ficar bem claro as duas grandes referências mais marcantes e que fazem uma maquiagem dos anos 60 são: Olhos pretos e bem delineados e um batom tom de nude ou rosa para contrastar. 

Sofia Richie recriou um modelo com dois delineadores e um esfumado marrom, para realçar o delineador branco abre o olhar.
Antes dessas celebridades, no entanto, as modelos Twiggy e Jean Shrimpton foram as garotas da capa do Youth Quake dos anos 1960. Proclamada como o “Rosto de 1966”, o ícone da moda Twiggy explicou certa vez que “O que aconteceu pela primeira vez em meados dos anos 60 [foi] que não queríamos parecer nossas mães, queríamos parecer diferentes." Com um coletivo não-conformista, os Mods provocaram uma revolução por meio de seus looks com toque espacial e tendências boêmias.

Beijos no Coração 💖
Editora, Colunista e Jornalista de Moda
Noeli de Carvalho e Silva