Slide

PUBLICIDADE 728X90

 Top maquiadores como Carla Biriba, Dindi Hojah, Nathalie Billio e Savana Sá contam quais são os produtos nacionais que, para eles, combinam duas qualidades essenciais: são bons de verdade e acessíveis.

É possível encontrar maquiagem boa e barata no mercado nacional? Com essa pergunta em mente, fomos atrás de alguns dos principais maquiadores brasileiros. Ninguém melhor do que eles, que trabalham com isso diariamente e têm acesso aos mais variados produtos do Brasil e do mundo para dizer o que testaram e aprovaram. A resposta, já adiantamos logo, é sim. Da base à paleta de sombras, do batom ao iluminador glossy, há muita maquiagem de excelente qualidade no mercado brasileiro. Isso é uma ótima novidade, já que até pouquíssimo tempo atrás, a indústria da beleza nacional não dava muita bola para maquiagem. A bem da verdade, nem o consumidor se importava muito com isso: bastava um batonzinho, uma máscara de cílios, e pronto: o look servia para quase todas as ocasiões. Quando o evento era especial e pedia mais esmero na produção, a solução era marcar um horário com o maquiador no salão de beleza mais próximo. Isso começou a mudar em 2009, quando, de olho no que acontecia nos Estados Unidos e na Europa, surgiram os primeiros blogs de beleza no Brasil. Trazendo novidades do exterior, as blogueiras testaram produtos, fizeram tutoriais e aumentaram a demanda por maquiagens. As marcas que antes faziam apenas um tipo de base em três tons - claro, médio e escuro - tiveram de correr atrás da oportunidade e ampliaram seus catálogos.

Quase 10 anos depois, o mercado brasileiro de maquiagem está bem estabelecido, e oferece produtos com qualidade e variedade compatível com o que é feito no exterior. "Carrego esses produtos lado a lado com produtos de marca de luxo, eles trazem resultados equivalentes", diz Dindi Hojah, maquiador e hair stylist que tem um currículo extenso e estrelado, tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse caso, ele está falando do pigmento da marca Vult que custa R$ 17,90, apenas uma das 27 maquiagens nacionais boas de verdade e baratas que listamos abaixo.

OLHOS

Este foi o produto mais citado pelos maquiadores entrevistados, quase uma unanimidade. Disponível em 15 cores diferentes, o BT Velvet é um primer e sombra líquida com acabamento aveludado. "Você nunca vai ouvir uma resenha ruim desse produto", diz Dindi: "pode fazer delineado, esfumado, as cores podem ser misturadas entre si, seca bem e não transfere".

A maquiadora carioca Carla Biriba faz coro aos elogios e ressalta que a variedade de cores é muito atual. Savana Sá exalta a versatilidade do produto, e diz usar o BT Velvet até como blush.

 

Sombra líquida BT Velvet 2 x 1, Bruna Tavares

Divulgação

Já a dupla de maquiadoras e educadoras Rapha da Cruz e Magô Tonhon chama a atenção para as cores semelhantes ao tom da pele: "Você pode criar um fundo para aplicação de sombra em pó, como o famoso Paint Pot da MAC". O produto importado citado pela dupla custa mais do que o dobro da BT Velvet.

Paletas de sombra são verdadeiros objetos de desejo para quem ama maquiagem. Esta da linha Mariana Saad by Océane tem seis cores com textura wet e tons metalizados. A maquiadora Nathalie Billio exalta o produto: "Todas as paletas da Océane são maravilhosas. Essa da Mari Saad tem cores muito bonitas e pigmentadas, não sai dos olhos, a qualidade é realmente muito boa". Kamila Kim, maquiadora de São Paulo, também é fã das sombras da Océane.

Dindi Hojah compara esta paleta às importadas: "Eu tenho as onerosas e excelentes paletas da Pat McGrath e esta aqui é um dupe perfeito, reunindo cores interessantíssimas e qualidade ímpar". A paleta de seis cores da Pat McGrath, que não está à venda no Brasil, custa 65 dólares, ou R$ 345 no câmbio atual.

 

Paleta de sombras Let it Shine, Mariana Saad by Océane.

Divulgação

Esta minipaleta conta com quatro cores neon - rosa, laranja, verde e amarelo - com acabamento mate. Com formulação vegana e cruelty free, um diferencial do produto é que ele "acende" na luz negra. "Ele serve para usar como sombra em pó, mas se você mistura com primer dá para criar um delineador babado", sugere a maquiadora Vale Saig.

 

Quarteto de Sombras Close, Lacre21

Divulgação

Para fazer um delineado gatinho ou gráfico, o produto preferido dos maquiadores é a versão líquida do delineador, que de forma geral dá mais precisão no traço e mais pigmentação. Este de O Boticário tem tecnologia peel off, ou seja: o delineador forma um filme nas pálpebras.

"Eu uso há anos, é maravilhoso. O pincel tem a ponta muito fininha, e ele é muito, muito, muito preto", ressalta Nathalie Billio, que elogia ainda o acabamento vinílico, com brilho. Esse também é o delineador queridinho de Carla Biriba: "Ele é à prova d'água, a resistência dele é muito boa e, quando você quer tirar, ele sai inteiro, numa fita", diz ela, que também elogiou o tom de preto intenso e o acabamento brilhante.

 

Make B. Delineador Líquido Para Olhos, O Boticário

Divulgação

Disponíveis em seis cores diferentes — pink, roxo, azul, laranja, amarelo e verde — a proposta destes lápis de olho é recriar na maquiagem a estampa tie-dye. A fórmula é vegana e à prova d'água. "Entregam pigmento, tem variedades de cores, textura boa e precinho chic", lista a dupla Rapha da Cruz e Magô Tonhon, que usa o produto para preencher toda a pálpebra com cor e cobrir com gloss incolor, para um olho com acabamento brilhante. Outra fã do produto é Kamila Kim, que chama a atenção para a variedade de cores.

 

Lápis colorido Tie-Dailus, Dailus

Divulgação

Os pigmentos da Vult são em pó solto, e podem ser usados como sombra, nos olhos, ou no corpo. A versão Eco Brilho tem glitter sem plástico e parabenos. "Carrego esses produtos lado a lado com produtos de marca de luxo, e eles trazem resultados equivalentes", elogia Dindi Hojah.

 

Pigmento Eco Brilho, Vult

Divulgação

Esta máscara de cílios promete dar volume e comprimento aos fios, com leveza e conforto. A marca destaca o aplicador em formato de ampulheta e com fibra macia, além da fórmula hidratante. Savana Sá chama a atenção para o custo-benefício do produto, que é "bem em conta", segundo ela. "Essa máscara dá bastante volume e definição, o que é tudo para mim", diz a maquiadora.

 

Máscara de Cílios Euforic, Avon

Divulgação

Com foco em alongamento e definição, esta máscara de cílios tem fórmula que permite aplicar muitas camadas sem empelotar. "O pincel aplicador é menorzinho, pega todos os cílios, deixa tudo bem definido, eu adoro", elogia Savana Sá.

 

Máscara de Cílios Wonder Lash, Bruna Tavares

Divulgação

Multifuncional, o Cremoso Vegetal pode ser usado como sombra mas também em qualquer parte do rosto ou do corpo. 100% vegetal, até os pigmentos são retirados de plantas como alfafa, açafrão, lutéola e rubia. O Cremoso Flúor tem a base vegetal e a inclusão do pigmento fluorescente.

"As sombras cremosas da MoNa são incríveis, supermodernas. Ela não seca na pálpebra, deixa um brilhinho, um glow que fica bonito. A cartela de cores é bonita, o preço é bom, eu adoro os produtos da MoNa", elogia Carla Biriba.

 

Cremoso Fluor, MoNa Cosmetics

Divulgação

BOCA

Com textura mousse e aplicador cushion, este batom disponível em três cores é vegano. "Ele vem com um aplicador de espuminha, que faz a boca esfumada que eu uso muito", diz Nathalie Billio. "É muito prático, eu não preciso usar pincel. Além disso ele tem cores muito bonitas, o que eu chamo de 'cor de carne', um vermelho queimado que dá um resultado natural, bem francesa", completa.

 

Batom Color Comfort, quem disse, berenice?

Divulgação

Os batons líquidos mate fazem sucesso por causa da alta duração e das cores intensas. Na opinião de Rapha da Cruz e Magô Tonhon, esse da Tracta é o melhor batom nacional. "É um batom 10/10: textura, acabamento, pigmentação, duração e variedade de cores. E o cheirinho já entrou para a memória olfativa afetiva", diz a dupla.

 

Batom Líquido Matte, Tracta

Divulgação

Com formulação aquosa e multifuncional, o lip tint pode ser usado nos lábios, como o próprio nome indica, ou nas bochechas, o jeito preferido da Carla Biriba: "Eu adoro o blush rubor, imitando o queimadinho de sol, e esse produto dá um resultado muito natural. Dá para criar as camadas, e não precisa passar tão rápido. Tem muitos lip tints de outras marcas que, se você não trabalha rápido, fica com uma mancha no rosto. Esse é o oposto, dá para você criar a tonalidade do seu blush sem estresse, não mancha os dedos e fica uma graça".

 

Lip Tint, quem disse, berenice?

Divulgação

Com extratos naturais e vitamina E, o Jelly Kiss é um balm hidratante disponível em três cores, e é dos favoritos da Savana Sá: "Esse é um balm que não tem textura gosmenta, é acetinado. Eu sei que tem muita gente que não gosta da textura de balm, então essa é uma indicação para quem quer hidratar os lábios e dar uma corzinha sem grude".

 

Jelly Kiss Lip Balm Tint, Avon

Divulgação

PELE

A base da Natura promete não prejudicar a saúde dermatológica, pois conta com uma tecnologia que permite que a pele respire livremente. Com textura sérum, dá cobertura sem pesar e está disponível em oito tons. Nathalie Billio é fã do produto: "Ela é leve, fluida, perfeita para o dia a dia, inclusive para pele acneica, eu sinto que ela não piora a minha pele. É minha base nacional favorita".

 

Nude Me Base Sérum FPS 18 Una, Natura

Divulgação

Mais um produto que promete cuidar da pele, além de maquiar. A Base Nutrição Ativa tem ácido hialurônico e complexos vitamínicos na formulação, e está disponível em 10 tons diferentes. "Ela tem FPS 60 e vários benefícios, e apesar de ser de longa duração, é uma base com efeito natural. Dá para construir camadas e ter mais cobertura, é superversátil, para todos os tipos de pele", elogia Savana Sá.

 

Base Nutrição Ativa, quem disse, berenice?

Divulgação

Este corretivo de longa duração promete alta cobertura sem craquelar ou acumular nas linhas de expressão. "A textura é maravilhosa, fica sequinho na pele, não acumula, e dá para usar para fazer a pele, só corrigindo onde necessário, sem necessidade de usar base. A gama de cores atende da pele clara até a negra retinta", elogia Vale Saig, destacando ainda que o produto é vegano e cruelty free.

 

Corretivo Líquido Matte, Dalla Makeup

Divulgação

O corretivo líquido da linha Bruna Tavares promete cobertura média a alta e conta com ácido hialurônico e extrato de café verde na formulação. "Ele é muito bom, e vem bastante quantidade de produto, dura muito. A dica aqui é hidratar bem a pele antes de usar, e aplicar pouco corretivo, para a textura ficar fininha. Ir construindo a cobertura", indica Savana Sá. O produto está disponível em oito tons diferentes.

 

Corretivo Líquido BT Multicover, Bruna Tavares

Divulgação

Disponível em quatro cores, a proposta deste blush é dar um corado natural para o rosto. "Eu uso há tanto tempo que o meu está bem velhinho. Esse blush é maravilhoso. O rosa mais escuro fica bonito em peles morenas e negras, eu amo", elogia Nathalie Billio.

 

Blush Stick, Vult

Divulgação

Cremoso com efeito pó quando em contato com a pele, este blush promete dar um efeito natural, colorindo e cuidando na pele ao mesmo tempo. "Ele é multifuncional, ou seja, pode ser usado também nos olhos e na boca. Todas as três cores são lindas, mas minha preferida é a terracota", diz Savana Sá.

 

Blush Multifuncional, CARE Natural Beauty

Divulgação

Este blush em pó tem partículas de mica na fórmula, o que dá um acabamento cintilante natural para a pele. É um queridinho de Dindi Hojah: "É meu blush em pó compacto preferido. Poderia arriscar dizer que o usei em 70% dos meus trabalhos nos últimos dois anos".

 

Glossy Blush, Océane

Divulgação

Sem amianto e com amido de tapioca na fórmula, este pó translúcido é indicado para selar a maquiagem e controlar a oleosidade, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória. "Eu gosto muito porque ele é translúcido e não tem fundo branco. Além disso, ele tira o excesso de oleosidade do rosto mas não deixa a pele completamente mate. Não marca linhas e rugas, é bom para todas as idades", elogia Savana Sá.

 

Pó Translúcido 100% Natural, Arielle Morimoto

Divulgação

Multifuncionais, os glosses são coloridos e têm textura leve e versátil. Os pigmentos são naturais, extraídos de plantas e minerais. "A pigmentação é incrível, a textura e aderência na pele com performance, as cores são maravilhosas e funcionam tanto para a pele mais clara até a pele negra retinta", elogia Vale Saig.

 

Gloss, MoNa Cosmetics

Divulgação

Iluminador líquido de brilho intenso e fácil aplicação, está disponível em quatro cores: dourado, cor-de-rosa, bronze e cobre. "Esse iluminador não é apenas bom e barato", afirma Dindi Hojah, que completa: "se eu tivesse de escolher somente um iluminador para ter na mala, eu escolheria esse".

 

Extreme Highlighter, Luisance

Divulgação

Este produto é multifuncional, ou seja, pode ser utilizado como iluminador, balm labial, sombra, blush ou batom. Tem diversos ingredientes que hidratam e tratam a pele, como esqualano, calêndula e extrato de romã. "A textura é suave e macia, gostosa de usar. E o stick é vegano e cruelty free" ressalta Vale Saig. "O iluminador estilo balm é difícil de achar no Brasil. O que eu tenho, além desse, é importado da linha da Pat McGrath", conta Savana Sá, que indica o Golden Stick Multifuncional para quem gosta de iluminadores com efeito glossy.

 

Golden Stick Multifuncional, Arielle Morimoto

Divulgação

Em quatro cores diferentes, os iluminadores em pó da Dailus prometem toque aveludado e longa duração, com alta concentração de pigmentos perolados. "Ele não tem muita cor de fundo, então não colore a pele. Eu uso muito e dura bastante! A cintilância é linda, sem partículas grandes de glitter ou de brilho", avalia Savana Sá.

 

Iluminador Faces da Lua, Dailus

Divulgação


Os produtos incluídos nesta reportagem foram selecionados pela nossa equipe e contêm links para sites parceiros. Caso você compre produtos linkados no nosso site, podemos receber uma comissão.

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *