Slide

PUBLICIDADE 728X90

Cromoterapia: saiba como as cores podem agir sobre o organismo
Quando você liga a TV para ver um jornal ou entra numa sala de reunião (presencial ou on-line, como tem sido nosso cenário atual), você fica mais confortável quando vê pessoas básicas (que usam roupa preta, branca ou cinza) ou quando você enxerga nas pessoas um ponto de cor (em um brinco, lenço, colar, relógio, óculos ou roupas coloridas)?
Duvidamos que primeira pessoa te deixe mais à vontade, entusiasmado e seguro... As cores promovem intimidade, credibilidade, otimismo e afetam diretamente o nosso cérebro, transformando a maneira como somos vistos. Esse é o poder da cromoterapia
 Acredite: as cores das roupas podem mudar o seu astral!
1- Pessoas que abusam das cores básicas como o preto, por exemplo, inicialmente até refletem uma imagem de poder, sabedoria, riqueza, no entanto, em excesso ecoam até prepotência e falta de empatia. 
2- O branco é excelente para ‘abrir novos caminhos’, mas em tempos de isolamento social, na sua casa ou nas suas roupas, ele causa tristeza e vazio. Se for usá-lo, mescle com acessórios coloridos. Já o cinza é o cara ‘sem posicionamento’.


3- Cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo dão energia, entusiasmo, estimulam a criatividade e o amarelo, inclusive, alimenta uma imagem de liderança. Com pessoas muito frias, introspectivas, mais sisudas, podemos ‘quebrar o gelo’ com alguma dessas cores. 


4- Cores frias como o verde, azul e roxo são necessárias também nesse momento de quarentena.  Experimente um verde, ligado à reconstrução.

5- Jogo rápido do Bem: azul (confiante), rosa (dócil), vermelho (decisivo), verde (pacífico),

amarelo (líder), laranja (criativo), marrom (equilibrado), roxo (inovador)

Guia para cromoterapia: o significado de cada cor


A cromoterapia é um tipo de tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo que cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.
Nesta terapia, pode ser aplicada uma diversidade de instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada, por exemplo.
Além disso, os benefícios da cromoterapia ou terapia das cores são diversos, podendo gerar sensação de bem-estar e até aliviar sintomas de algumas doenças como pressão alta e depressão, podendo ser realizada em posto de saúde ou hospitais, com autorização médica.
O que é cromoterapia, para que serve e como é feita

Quais os benefícios:

A cromoterapia é um tipo de tratamento que apresenta os seguintes benefícios:
  •  Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
  •  Melhora do bem-estar físico e mental;
  •  Diminuição do cansaço físico;
  •  Diminuição dos transtornos do sono;
  •  Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  •  Estimulação do Sistema Nervoso Central.
Além disso, a cromoterapia, muitas vezes, é utilizada como tratamento complementar pois melhora o funcionamento do coração e, consequentemente, melhora a circulação sanguínea.

Para que serve:

Devido aos seus benefícios, a cromoterapia pode ser utilizada para vários tipos de problemas de saúde como febre, insônia, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares, porém deve ser usada como prática complementar, não devendo substituir o tratamento convencional indicado pelo médico.
Existem alguns casos em que a cromoterapia é bastante utilizada, como na aplicação de luz azul em recém-nascidos com icterícia e em pessoas que tenham feridas infectadas. Além disso, o uso da luz rosa pode auxiliar no tratamento de pessoas com depressão, pois ajuda a aumentar algumas substâncias que melhoram o humor, como serotonina. 
O que é cromoterapia, para que serve e como é feita

Como é feita:

A cromoterapia é realizada através de aparelhos que emitem luz de diferentes cores, sendo que essa luz pode ser emitida diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a luz dentro de uma sala fechada, podendo estar deitada ou sentada. 
A escolha da dor depende da indicação do terapeuta, sendo que as cores mais utilizadas são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. As cores vermelho, laranja e amarelo podem ser classificadas como quentes, que são estimulantes, enquanto que as cores verde, azul e violeta são chamadas cores frias e estão ligadas ao efeito calmante. 

Onde fazer:

A cromoterapia é conhecida como uma prática integrativa ou complementar, por isso deve ser realizada com autorização do médico, sendo que o tratamento convencional não deve ser abandonado. Este tipo de tratamento está disponível em postos de saúde, de algumas cidades, e podem ser oferecidos pelo SUS, mas para isso é necessário seguir o acompanhamento com o médico e enfermeiro de família.
Alguns hospitais e clínicas também disponibilizam o tratamento com a cromoterapia, porém é importante que seja realizado por profissionais e terapeutas treinados e capacitados neste tipo de prática.

Cuidados a ter:

Embora possua benefícios para a saúde, a cromoterapia pode ter efeitos indesejáveis se as cores não forem usadas de forma adequada ou se forem feitas por profissionais não habilitados.
Além disso, as cores de tons vermelho e laranja não devem ser usadas por pessoas com febre ou que estejam muito nervosas, pois essas cores podem intensificar estes sintomas, assim como, pessoas que sofram de gota não devem usar cores azul e violeta por provocar sensação de piora dos sintomas da doença.

Conheça o Significado das Cores na Cromoterapia

Para que serve cada cor

Na cromoterapia cada cor tem um propósito diferente, sendo utilizadas nas seguintes situações: 

1. Vermelho

O vermelho é uma cor primária com propriedades estimulantes que, quando usado convenientemente, ativa os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
Tendência outono 2018: Vermelho da cabeça aos pés! - Fashionismo

2. Laranja

O laranja é uma cor que deriva da junção entre o amarelo e o vermelho e aumenta a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireoide e o crescimento dos ossos, produzindo energia que se espalha pelo corpo. 
Tons de laranja: aposte na cor de abóbora - Revista Glamour | Moda

3. Amarelo

O amarelo é uma cor que tonifica os músculos, ativa os gânglios linfáticos e melhora o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. É considerado purificante e quando usado devidamente, ajuda a remover toxinas e parasitas do trato digestivo. Além disso, também contribui para a eliminação de imperfeições da pele e age como um purificador do sangue. A cor amarela pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.

Famosas como Gigi Hadid e Blake Livelly apostam em looks amarelos ...

4. Verde

O verde é a cor mais abundante no planeta, presente na vegetação e contribui para o alivio da tensão, equilibrando o cérebro e estimulando a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo. É uma cor estabilizadora das disfunções crônicas e agudas, e é a mais usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.
Qual a mensagem que a cor verde transmite na escolha do look

5. Azul

O azul ajuda a eliminar as toxinas através da respiração, estimulando poderes intuitivos e construindo vitalidade. Além disso, alivia a irritação, coceira e a dor de afeções cutâneas, alivia a febre e a inflamação e ativa a glândula pineal.
💥 DESAFIO DOS 3 LOOKS - Azul Marinho 💥 . Qual destes looks você ...

6. Violeta

O violeta contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo, ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar os músculos, incluindo o coração, e ajuda a combater infecções. Também contribui para a purificação do sangue, e é um calmante usado em meditação, no sono e para aliviar a dor.
Ultra Violeta: A cor do ano de 2018! - Blog da Aletânia Oliveira

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *