Slide

PUBLICIDADE 728X90

As homenagens a Iemanjá que aconteceram no dia 02 de Fevereiro, dia de festa no mar, levando devotos, admiradores e grupos de candomblé a se concentrarem desde o dia 01, em filas trazendo as suas oferendas para encher 500 balaios, que foram despejados em alto mar, entre elas: rosas brancas e azuis ou buques de flores misturados com rosas cor de rosa, chá ou vermelhas, pentes, espelhos, alfazema que é colocada nos cestos em forma líquida, sabonetes, champanhes, imagens de Iemanjá, colares, bijuterias, enfim tudo que possa embelezar de uma forma sutil e poética, a grande Rainha do mar.
Dentro do espírito festivo dessa festa, muitos visitantes passaram a noite no Rio Vermelho, bairro onde é realizada a festa, a fim de serem os primeiros a reverenciarem essa rainha, logo que o sol despontasse na praia, contrastando o seu nascimento com a projeção dos seus raios no mar na Senhora dos mares.
A Festa:
A tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de Fevereiro, foi reconhecida como patrimônio cultural de Salvador, durante ato solene realizado na manhã de Sábado (1º), na Colônia de Pescadores do bairro do Rio Vermelho.
 O cortejo realizado no meio do mar do Rio Vermelho, com várias embarcações, para a entrega dos presentes a Iemanjá, foi promovido pelos pescadores de Salvador desde a década de 1920. 
Resultado de imagem para festa de iemanjá salvador Colônia de Pescadores do bairro do Rio Vermelho
Com o reconhecimento da prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), um plano de salvaguarda será desenvolvido e aperfeiçoado, com a finalidade de promover ações de apoio para que os saberes e fazeres ligados a esta manifestação sejam preservados e transmitidos.
 Segundo a prefeitura, o plano será elaborado nos mínimos detalhes com a ajuda dos pescadores, responsáveis pelo presente de Iemanjá, e tem por objetivo buscar um coletivo deliberativo, com representantes de detentores e produtores, para implementar as ações.
 De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a entidade recebeu a solicitação do reconhecimento da festa pela OAB. Posteriormente, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, o prefeito ACM Neto assinou e a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador. Para a diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, o ritual reforça a fé no culto afro-brasileiro e alcança espaço no calendário, reunindo pessoas de todas as partes do mundo, reforçando os laços de pertencimento com o mar do Rio Vermelho e sua história.

Programação da Festa em 2020

A programação que dá início aos festejos começa no dia anterior, sábado (1º), com a abertura do caramanchão que foi montado ao lado da Colônia de Pescadores Z1, às 7h. No local, os devotos depositaram os balaios e presentes que foram levados para Iemanjá. 
Resultado de imagem para festa de iemanjá salvador

Olha o presente oficial da festa de Iemanjá deste ano! Esse presente é guardado - em segredo - pela Colônia de Pescadores Z1 do Rio Vermelho. Às 15h30 ele foi para o mar.  Há seis meses, um jogo de búzios decidiu qual seria o presente levado ao mar para Iemanjá. Depois, três meses antes da festa, um novo jogo confirma se a orixá aceita a oferenda. A imagem  foi entregue ao terreiro Ale Axé Jibayê há um mês. A imagem foi feita por um artesão que prefere não se identificar há um mês e há 15 dias, estava no templo, localizado em Itinga.

No Rio Vermelho, a procissão para entrega do presente no mar aconteceu às 15h30, quando cerca de 500 balaios foram ofertados. O encerramento oficial foi às 18h, mas as festas seguiram durante a noite. 
Imagem relacionada 
Carlinhos Brown no palco da Área Verde do Othon, onde aconteceu a Enxaguada de Iemanjá.
Carlinhos se vestiu de capitão marinheiro com branco e acessórios em dourado e azul. 

No ar na novela Amor de Mãe (TV Bahia/Globo) o ator pernambucano Irandhir Santos compareceu na praia do Rio Vermelho, saudando Iemanjá. Ele usou uma blusa azul listrada com branco e um chapéu de palha na composição do look.


"Essa energia de Salvador é inexplicável. Só vivendo isso aqui para sentir. Que Iemanjá continue abençoando e cobrindo nossa cidade de bênção. Odoyá!", disse o prefeito ACM Neto, que reconheceu a Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial de Salvador. O prefeito ACM apareceu com o tradicional branco.

Juliana Alves comemora dia de Iemanjá ao lado da mãe e da filha na praia 

No último domingo, 2, se comemorou o dia de Iemanjá. Para celebrar a data, muitas pessoas vão à praia e deixam oferendas no mar. Juliana Alves foi uma delas, que decidiu ir para a praia com a mãe, Fátima e com a filha, Yolanda. Ela compartilhou alguns cliques, onde aparece com um belo vestido branco, usando óculos de sol, ao lado da família e de outras pessoas comemorando a data.
Na legenda ela escreveu: "Dia de exaltar as rainhas! 2 de fevereiro. Celebrando com minha mãe!"  Logo muitos seguidores, passaram a comentar o post: "Como Yoyo tá grande linda demais essa princesinha", escreveu uma. "Três gerações! Lindas!", disse outra. "Vocês são tão lindas!", falou ainda uma terceira.  
A atriz comemorou a data ao lado da mãe e da filha indo a praia para deixar oferendas no mar

A atriz comemorou a data ao lado da mãe e da filha indo a praia para deixar oferendas no mar


Uma questão de Fé!
Não é só por dinheiro que o vendedor Luiz Amaro de 19 anos, vende fitinhas em toda festa de Iemanjá. Ele não tem religião, mas a fé na rainha das águas vai além. "Minha tia é do Candomblé e já vi ela incorporada por Iemanjá algumas vezes. Quando isso acontece, sinto uma grande paz".
A fitinha  além de acessório de fé tem milhões de cores para compor os looks dessa festa.   

Cor preferida:

Parece que todo mundo trocou mensagens e combinou que o branco foi a cor escolhida para comemorar essa festa.
Resultado de imagem para festa de iemanja 2020"
Além do branco nas blusas, o azul se fez presente nos colares e acessórios de cabelo.
Resultado de imagem para festa de iemanja 2020"
DICAS DE LOOKS PARA FESTA

Nossa modelo Iana usou um vestido em degradê em tons de azul com branco. 
Num detalhe usou body nas mesmas cores, tiara com pedras de strass, brincos de peixe, pulseiras e anéis prateados, sandálias branca com prata, bolsa prata, com uma homenagem de coroa com pedras.
  Bolsa prateada com coroa de pedrarias azul. Para combinar, pulseiras em tons de azul com prata.
Óculos de sol preto para combinar com o look beach.
 Tiara de coroa feita por essa Jornalista.

Essa Jornalista usou uma calça jeans rasgada nos joelhos, camisa branca com imagem de Iemanjá, salto alto em azul marinho com listras brancas, bolsa da Petite Jolie de estrelas, óculos de sol, brincos em formato de concha com pedras em dourado e pulseiras e anéis dourados.
 Nossa Modelo Iana usou uma camisa estampada em amarelo e branco nas cores de Oxum.
  
  Para combinar e dar mais colorido ao look, ela apostou numa saia canga colorida. 
 Ela também optou por brincos em formato de conchas, com pedras em rosa e dourado, colar com pedra azul e óculos de sol. 
  As cores das rosas combinaram com a roupa.
 


História
 A festa em homenagem a Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes à mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Desde então, todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo. Conta a tradição dos povos iorubás que Iemanjá era a filha de Olokum, deus do mar. Ele a teria dado uma garrafa e recomendado que só abrisse em caso de necessidade. Um dia, em fuga de Okerê, o marido que a ofendeu, ela tropeçou na garrafa, que se quebrou, fazendo surgir um rio de águas tumultuadas que levou Iemanjá ao oceano. Desde então, a rainha das águas não voltou mais para a terra. 

Tradição renovada

 Uma série de superstições ronda a celebração. Por exemplo, se o presente for encontrado na beira da praia é porque a divindade não gostou da oferta. Todos os anos, é preparado um presente principal pelos pescadores, que só é revelado no dia das homenagens. Nos últimos anos, aliás, campanhas de conscientização têm sido realizadas para a preservação do meio ambiente durante a entrega desses presentes. A recomendação é de que as pessoas adotem presentes biodegradáveis, como uma forma de cuidado com a natureza. Entre os exemplos de atitudes sustentáveis estão o uso de flores naturais e despejo de perfume sem jogar o frasco no mar.


* Esse Editorial Especial foi atualizado com novas notícias da Festa do dia 02/02/2020* 

Beijos no Coração 💖
Editora e Jornalista Noeli de Carvalho e Silva


Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *