Slide

PUBLICIDADE 728X90

Sem a gente imaginar, Jean Paul Gaultier planejava esta despedida há um bom tempo. Somente poucos dias antes da semana de Alta Costura começar, ele anunciou que se despediria da moda na semana de Alta Costura (que se encerra hoje) em um post no Instagram pegando todos de surpresa.
Seu último desfile foi também a celebração de 50 anos de carreira. Convenhamos que não é fácil você se manter 50 anos no topo, sendo relevante, especialmente em tempos de efemeridade como os de hoje.
A despedida de Gaultier da moda é um daqueles eventos que detonam emoções cruzadas. Ele é uma lenda viva, um exemplo de um profissional corajoso e visionário com um humor peculiar que misturava o chic e o trash. Ver uma talento assim parar de criar é triste porque a moda precisa mais do que nunca de criadores como ele. Ao mesmo tempo, Jean Paul sai na hora certa. Sua marca foi comprada por um grupo de beleza (Puig) e ele já não apresentava mais coleções de prêt-à-porter nem a linha masculina, ou seja, sua marca estava sendo minada aos poucos até que, eventualmente, só sobrariam os perfumes. Vale lembrar para a geração mais nova que nos lê que, quando ele lançou Classique, sua primeira fragrância em 1993, foi uma febre que se manteve quente por muitos anos. Ele tinha a forma de um corset e vinha em uma embalagem de lata, um dos perfumes mais icônicos da história.
O desfile começa com uma cena de funeral do filme Who Are You, Polly Maggoo (1966). A luz se apaga, a cortina vermelha do Théâtre du Châtelet sobe e dançarinos entram carregando um caixão enquanto Boy George canta Back to Black (que ficou conhecida na voz de Amy Winehouse). Do caixão sai a modelo Issa Lish toda vestida de branco e o desfile começa. A partir daí foi mais uma festa com tudo o que Gaultier já fez na vida, dos marinheiros aos andróginos, os corsets, sutiã cone, noivas, alfaiataria, peças artesanais deslumbrantes de Alta Costura e construções mirabolantes.
Ao final, os mais de 150 modelos se agruparam na boca de cena para celebrar Gaultier, que foi levantado, beijado, abraçado e festejado como um verdadeiro ícone merece.
Na galeria acima você encontra os melhores looks e as modelos top que desfilaram. Abaixo, selecionamos alguns momentos definitivos de seu último desfile.

Casting

A movimentação no backstage / Cortesia joy Model
A movimentação no backstage / Cortesia joy Model
Estrelas do cinema e da música, modelos top e amigas do estilista desfilaram os mais de 170 looks. Gigi Hadid (com look marinheiro que é assinatura do estilista), Bella Hadid, Jourdan Dunn, Karlie Kloss, Irina Shayk, Karen Elson, Coco Rocha (refazendo sua dancinha irlandesa da temporada Inverno 2007 com a mesma desenvoltura) e o eterno muso de Jean Paul, Tanel Bedrossiantz juntaram-se a atriz espanhola Rossy de Palma e à cantora francesa Mylene Farmer na passarela. Paris Jackson também desfilou um look da coleção Le Tattoage. O Brasil foi representado por Valentina Sampaio e Laís Ribeiro, que já desfilou muitas vezes para Gaultier.
Jean Paul com Laís Ribeiro e Tanel Bedrossiantz / Cortesia Joy Model
Jean Paul com Laís Ribeiro e Tanel Bedrossiantz antes do desfile / Cortesia Joy Model

A dancinha de Coco Rocha

Já a modelo icônica Eva Herzigova não desfilou, mas estava na plateia com um look emblemático da marca:
Eva fotografada por Suzy Menkes / Reprodução Instagram
Eva fotografada por Suzy Menkes / Reprodução Instagram

O desfile começou assim

E terminou assim

Quem foi

Nicolas Ghesquière e Eva Herzigova / Reprodução Instagram
Nicolas Ghesquière e Eva Herzigova acima de Suzy Menkes e Hamish Bowles / Reprodução Instagram
Muitos estilistas foram prestigiar o último desfile de uma lenda da moda. Entre eles estavam Nicolas Ghesquière (ao lado de Eva Herzigova), Isabel Marant, Christian Lacroix, Dries Van Noten e Glenn Martens (Y-Project).

+ Momentos

A fotógrafa Saskia Lawaks registrou em videos alguns dos momentos que pontuaram a noite. Só neste post já dá para ter uma ideia da atmosfera contagiante que tomou a noite.

E mais um pouco de Boy George

No backstage

Assista ao desfile completo aqui:


Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *