Slide

PUBLICIDADE 728X90

Resultado de imagem para calendario da moda como funciona

Devido ao cronograma da indústria internacional e a influência das 4 maiores semanas de moda do mundo (Nova York, Londres, Milão e Paris)  coincidentemente localizadas no hemisfério norte do planeta, refletidas na moda brasileira, entender o calendário de moda requer um suspiro profundo pra repensar todas as datas e relembrar qual a ordem correta.
Se você também possui essa dificuldade de “juntar as pontas”, pode ficar tranquila, que você não está sozinha, essa matéria veio pra esclarecer todas as dúvidas referente as datas de lançamentos e desfiles de coleções pelo mundo.

COMO AS ESTAÇÕES INFLUENCIAM A MODA?

Para lançar suas coleções e acompanhar as tendências, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão. Esse sistema, chamado de calendário das coleções, foi criado pelo famoso estilista Charles Worth, considerado o pai da alta-costura.
Ele se baseou nas mudanças climáticas, porque percebeu que essa era a época em que as pessoas compravam novas roupas e preparavam-se para o clima seguinte. Como o outono é parecido com o inverno e a primavera com o verão, Charles Worth formou essas duas temporadas e o universo da moda segue esse calendário até hoje.
Imagem relacionada

DIFERENÇA ENTRE O CALENDÁRIO NACIONAL E O INTERNACIONAL

Apesar de não termos grandes diferenças climáticas como nos outros países, o calendário de estações é mantido no Brasil. Aqui, porém, elas funcionam de forma inversa à da Europa, lugar de origem do calendário. Quando estamos no verão, eles estão no inverno e vice-versa. Assim, o calendário internacional serve de inspiração para o nacional.
Resultado de imagem para calendario da moda como funciona

PROMOÇÕES NO FIM DA TEMPORADA

Janeiro e fevereiro são os meses em que as lojas fazem promoção com as peças que sobraram da coleção de alto verão (fim de ano). Em março, é lançada a coleção de outono e abril tem o foco nas vendas. Em maio é lançada a coleção de inverno e junho segue com as vendas. Mas há casos em que elas são lançadas juntas: outono/inverno.
Imagem relacionada
Julho e agosto são os meses de promoção de peças do outono/inverno que não foram vendidas. Em setembro, há o lançamento da coleção primavera e em outubro a de verão. As coleções primavera/verão também podem ser lançadas de uma única vez. Novembro e dezembro ficam com o lançamento e venda da coleção de alto verão.

Calendário de moda internacional

O mundo da moda, com todas as suas etapas, temporadas e tendências as vezes pode parecer muito confuso, tanto para quem está de fora tanto para os próprios profissionais da área, compreender o cronograma do inverno desfilado na Europa e como ele vai influenciar na temporada de verão brasileira exige algumas informações que conectam os dados por isso, siga a linha:
Antes de entender as datas e a influência no Brasil é importante frisar que, a maioria das marcas internacionais ainda trabalham no sistema de desfilar uma coleção e a mesma chegar nas lojas em média 6 meses depois, é certo que é crescente as marcas que estão se adaptando ao conceito de “see now, buy now”, mas isso é assunto pra uma próxima vez, pois aqui trataremos do calendário tradicional da industria internacional da moda.
Sabemos que devido à localização dos países no globo terrestre, temos as estações do ano invertidas  entre os hemisférios norte e sul,  no hemisfério norte durante a segunda metade do inverno, no inicio do primeiro semestre de cada ano,  as coleções de outono/inverno (Fall/ Winter) são desfiladas, essas coleções só serão lançadas para venda no inicio do próximo outono, em  setembro, entre 7 e 8 meses depois. Uma vez lançada a coleção de inverno em setembro, ela deve perdurar até março do próximo ano por isso essas coleções de fim de ano costumam sempre levar no nome os dois anos que estarão em vigência, por exemplo inverno 19/20.
Já o verão do hemisfério norte, inicia em março, os desfiles ocorrem geralmente em setembro/ outubro e o lançamento das peças nas lojas é entre fevereiro e março..
Com a globalização e a popularização da internet a troca de informações ficou mais rápida, e a demanda por novidades em todas as áreas, fez com que a moda precisasse se adequar, é por isso que coleções de pré fall (outono) e Resort/ Cruises (primavera) acontecem, no meio tempo entre as coleções maiores que citamos acima.
As coleções Resort  geralmente são apresentadas em maio/ junho, para serem comercializadas antes da coleção de verão chegar às lojas, e as coleções de Pre-fall, são desfiladas entre novembro/ dezembro, de cada ano.
Se você pretende realizar uma viagem pra pesquisa de tendências, o indicado é se preparar para estar lá nos lançamentos de cada coleção ou seja, se você busca tendencias de inverno, viaje entre o fim de agosto e o inicio de setembro, já se o seu foco é o verão, o indicado é o fim de fevereiro e inicio de março.
Calendário nacional de moda
O Brasil conta com a quinta maior semana de moda no mundo, o SPFW, onde inclusive, já estivemos participando com nosso estande,  por conta do calendário invertido quando comparado ao hemisfério norte que predomina nas 4 maiores semanas de moda, o Brasil sofre grande influência internacional na moda que é apresentada por aqui e você já vai entender por que.
Os desfies de Primavera-verão brasileiros ocorrem no primeiro semestre de cada ano, com as coleções chegando às lojas entre agosto/ setembro. Como o nosso desfiles de verão ocorrem quase 1 semestre depois do verão desfiado na Europa, muito do que é visto por á é incorporado à moda brasileira, mas sempre mantendo seu DNA próprio.
O Inverno Brasileiro é desfilado no segundo semestre de cada ano, e as coleções costumam ser lançadas comercialmente nas lojas entre março/ abril, também seguindo algumas das tendencia desfiladas no semestre anterior no hemisfério norte.
O Brasil não costuma realizar desfiles relacionados ao SPFW para coleções de meia estação como outono e primavera.

Resultado de imagem para calendario da moda como funciona
Semanas de moda internacionais: veja o calendário dos desfiles de verão 2020
Resultado de imagem para Calendário de moda e timing dos desfiles

NOVA YORK (de 6 a 11 de setembro)
Dia 6: Jeremy Scott
Dia 7: Longchamp, Area, Brandon Maxwell, Ralph Lauren
Dia 8: Jason Wu, Tommy Hilfiger
Dia 9: Carolina Herrera, Alice & Olivia, Tom Ford
Dia 10: Vera Wang, Coach 1941, Oscar de La Renta
Dia 11: Marc Jacobs

LONDRES (de 13 a 17 de setembro)

Dia 14: Molly Goddard
Dia 15: Victoria Beckham
Dia 16: JW Anderson, Burberry

MILÃO (de 17 a 23 de setembro)

Dia 18: Prada
Dia 22: Gucci

PARIS (de 23 a 1 de outubro)

Dia 24: Dior, Saint Laurent
Dia 25: Lanvim, Maison Margiela, 
Dia 26: Chloe, Off-White
Dia 27: Loewe, Balmain, Celine
Dia 28: Vivienne Westwood, Comme Des Garçons, Hermès
Dia 29: Balenciaga, Valentino, Givenchy
Dia 30: Stella McCartney, Alexander McQueen
Dia 1: Chanel, Miu Miu, Lacoste, Louis Vuitton

Entender o ciclo da moda é importante para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar suas compras, economizar dinheiro e, claro, aproveitar as promoções de fim de temporada. Além disso, conhecer como funcionam as estações na moda dará a você mais autonomia sobre o assunto. Então, prepare seu calendário e programa-se com o ciclo da moda para arrasar!

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *