Slide

PUBLICIDADE 728X90

Desfile de Lucas Leão, um dos nomes do Projeto Estufa / Foto: Agência Fotosite
DESFILE DE LUCAS LEÃO, UM DOS NOMES DO PROJETO ESTUFA / FOTO: AGÊNCIA FOTOSITE
O São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA, fez uma manhã de lançamento no Farol Santander para anunciar o conceito e os conteúdos da temporada. A discussão central parte de uma pergunta tema, “Qual é a sua Utopia?”, convidando todos a participar da construção de futuros cada vez mais criativos, colaborativos e afetivos. A ideia da utopia como tema busca provocar as pessoas a participar ativamente da projeção de um novo mundo que todos queremos construir a partir de agora. Um mundo que tem na criação o seu ponto central.
Apresentado pelo Banco Santander, o SPFW abre no dia 22 a noite com desfile de Reinaldo Lourenço no Farol Santander, seguido por uma semana de programação que inclui os desfiles do Projeto Estufa e ainda o desfile da marca Borana pelo Projeto Top5, iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Moda e Design com o Sebrae para aceleração de pequenos negócios.
Nesta edição, cinco novas marcas entram no calendário – HaightNeriageFlávia Aranha, Another Place e Ocksa -, que reforçam o espaço de um novo empreendedorismo na moda brasileira. “A nossa história é protagonizada por vários exemplos de transformação e sucesso. Grandes nomes e marcas se constroem, não nascem. É para dar vazão a essas potencialidades que o SPFW existe”, diz Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW.
Cenografia
Já a ocupação do ARCA, criada em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, foi pensada para estimular o coletivo e a interação. “Criamos uma grande praça que conecta todas as áreas do evento. Como acontece na cidade, a praça é o lugar da diversidade, o lugar dos diferentes encontros”, conta Guto. “Partimos da utopia como um meio de falar de felicidade e empatia. A gente precisa sonhar. Falar de coisas relevantes de uma forma leve, lúdica, divertida. Acreditamos que o design pode ter o papel de estimular a felicidade assim como o coletivo. O grande intuito é fazer as pessoas se juntarem, se divertirem, se emocionarem, se encantarem.”
O público vai ativar o ambiente do evento ao abraçar a ideia do coletivo. Respostas à pergunta tema, quando compartilhadas nas redes sociais usando #MinhaUtopiaHoje, poderão ser projetadas em grandes telas, assinadas pelo Santander, que envolvem a “praça” do SPFW N47, construindo um mosaico coletivo de utopias.
Abaixo, leia na íntegra o texto conceito criado pelo SPFW em torno do tema Utopia:
Em tempos de mudança, polarização e transição, buscamos novos espaços e   narrativas que ecoam o desejo de mudar o mundo. Espaços que libertam a imaginação e estimulam novas propostas e conexões.
As utopias são um convite para imaginar e reinventar novos mundos. Elas nos ajudam a projetar cenários inspiradores e nos reconectam com a liberdade do sonho e da criação. Em torno delas é possível compartilhar visões e explorar formas de experimentação que nos aproximam desses ideais.
A utopia de um mundo melhor e mais humano, em sintonia com novas demandas e necessidades, propõe uma reflexão sobre onde estamos e o que queremos alcançar com a criação. Qual o propósito e a intenção que move o fazer e a realização? Não existem respostas prontas.
Moda não existe por si só. Moda, por definição, impulsiona a inovação a serviço de uma ideia, um sonho, uma intenção. Moda é coletivo por natureza, resultado de muitas mãos e muitas cabeças. Desfiles são exposições que validam a criação e a narrativa, com dezenas de desdobramentos digitais, cenas, registros fotográficos, vídeos, avaliações textuais. Tudo pronto para ser compartilhado e debatido, como um espaço aberto de co-criação. Uma plataforma de cultura contemporânea.
A corrida da moda rumo ao futuro dialoga com transparência com as novas gerações. Elas tem o vigor e a coragem do risco, de se posicionar ativamente, materializando e incorporando ideias de igualdade e diversidade e o desejo por novos modelos e parcerias mais conscientes e sustentáveis.
A SPFWN47 celebra a força das utopias, a capacidade de criar realidades mais  significativas que inspirem a construção de futuros criativos, colaborativos e afetivos.
QUAL É A SUA UTOPIA? convida todos a se engajar nessa construção em sintonia com gerações comprometidas com a mudança. Partindo desta pergunta, a SPFWN47 será uma edição para libertar o sonho e convidar todos a compartilhar ecos e ressonâncias de um mundo em clara e profunda transformação.
O SPFW acontece de 22 a 27 de abril no Farol Santander e no Espaço Arca.

Nesta quinta (11.04) o SPFW anuncia seu calendário e todas as novidades em torno da edição N47, que acontece de 22 a 27 de abril no Arca, mesmo endereço que recebeu o evento na última temporada.
Aqui, o FFW revela o calendário de desfiles que se inicia no dia 22 com o desfile de abertura de Reinaldo Lourenço no Farol Santander. A grande novidade da estação é a estreia de cinco promissoras marcas que o FFW vem apresentando durante esta semana: Flavia AranhaHaightNeriage, Ocksa e Another Place.
Mas esta temporada marcará também a volta da Cavalera. A grife de Alberto Hiar, que deixou ótimas memórias ao longo da história do SPFW retorna ao calendário com sua moda irreverente e street e fecha o evento no sábado. O Ponto Firme, projeto de Gustavo Silvestre com ex-presidiários, fará sua segunda participação no evento. Lenny e Triya fazem seus aguardados desfiles anuais de beachwear enquanto a Osklen pula esta estação.
O Projeto Estufa, focado em discutir novas formas de criar, produzir e empreender tem continuidade com os desfiles da Aluf, Victor Hugo Mattos, Ão, Mipinta, Lucas Leão, Korshi 01 e LED.
Os desfiles do SPFW no Arca terão transmissão ao vivo no canal oficial do evento no Youtube.
Abaixo, saiba quem desfila quando
22 de abril, segunda-feira
19h45 – Reinaldo Lourenço*
23 de abril, terça-feira
11h – Lenny Niemeyer*
16h – Patrícia Viera
17h30 – Fabiana Milazzo
19h – Lilly Sarti
20h30 – Bobstore
24 de abril, quarta-feira
10h45 – Gloria Coelho*
12h – PATBO*
15h30 – Another Place
16h30 – Beira
17h30 – João Pimenta
18h30 – Amir Slama
20h – Modem
21h – Lino Villaventura
25 de abril, quinta-feira
15h – Projeto Estufa | Aluf
15h15 – Projeto Estufa | Victor Hugo Mattos
16h30 – Ca.Ce.Te Company
17h30 – TOP5 | Borana
18h – Neriage
19h – Handred
20h – Triya
26 de abril, sexta-feira
15h – Projeto Estufa | ÃO
15h15 – Projeto Estufa | MiPinta
16h – Cotton Project
17h30 – Apartamento 03
18h30 – Ratier
19h30 – Haight
20h30 – Ronaldo Fraga
27 de abril, sábado
15h – Projeto Estufa | Lucas Leão
15h15 – Projeto Estufa | Korshi 01
15h30 – Projeto Estufa | LED
16h30 – Ocksa
17h30 – Flávia Aranha
18h30 – PIET
19h30 – Ponto Firme
20h30 – Cavalera
*desfiles externos

Compartilhe o post com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *