Para que você possa entender um pouco mais deste universo, elaboramos um minidicionário fashion com vários termos que não saem da boca dos fashionistas. Conheça algumas das expressões mais utilizadas:
ABA: parte sobreposta e solta da peça. É também o nome que se dá ao rebordo do chapéu.

AFUNILADA: barra mais ajustada. Com o formato de um funil, ou seja, com a extremidade larga e a parte de baixo fina e estreita.

AJUR: consiste num ponto decorativo que se caracteriza por fios puxados e contados imediatamente acima do alinhavo.

ALAMAR: tipo de alça para abotoamento, feito de tirinhas enviesadas. Usa-se também como efeito decorativo.
ALINHAVO: tipo de costura feita à mão, através da qual se unem temporariamente as diversas peças entre si. O alinhavo tem também a finalidade de passar as marcações do molde para o tecido.
.jpg)
Alinhavo corrente / Alinhavo em diagonal curto
ASELHA: é um tipo de abotoamento decorativo com presilha, tipo de casa para botões em forma de argola.

ASSIMÉTRICOS: Dá-se esse nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos.

AVIAMENTOS: Nome que se dá aos elementos que são pregados à roupa, como miçangas, fivelas, entretelas, fitas, botões, linhas, cós, galões e zíperes.

BAINHA ROLÊ: bainha “enrolada” feita à mão, própria para tecidos transparentes.

BARRA: acabamento que se faz nas extremidades da peça. Pode ser feita à mão com pontos invisíveis ou à máquina.
*Parte inferior das roupas, que, dobrada para dentro, dá acabamento e regula o comprimento de calças, vestidos, saias, camisas, casacos e camisetas. No século 19, surgiu a barra chamada italiana, que é virada para fora. O rei Eduardo VII, da Inglaterra, em viagem diplomática a Itália, teve a ideia de erguer a barra da calça para sair na chuva sem molhar a calça. As pessoas da região pensaram que o rei estava lançando moda e passaram a usar o estilo em dias secos. Mas no mundo contemporâneo de vez em quando volta a moda da barra à mostra.

BÁSICO: é a base ou o início do trabalho.

BASQUE: Tipo de saiote rodado, franzido ou pregueado. A origem da palavra é francesa e significa parte de uma peça de roupa que cobre os quadris a partir da cintura.

BLAZER: é uma variação mais informal do paletó e pode ser usado em inúmeras ocasiões sem a regra de ter que combinar com a calça. É vendido avulso e encontrado nas mais variadas cores, cortes e tecidos, com a proposta de ser despojado e adaptável ao estilo de cada homem.

BLUSÊ: quando o corpinho do vestido ou túnica apóia molemente na cintura, dando a impressão de blusa.
